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Gestão de Desempenho e Excelência na Panificação

Briefing Pós Evento – Palestra Marcio Rodrigues na Amipão-BH em 13/02/2020 sobre Gestão de Desempenho e Excelência na Panificação

Nesse momento, início de 2020, tem muita gente vendo oportunidades na panificação brasileira, mas os indicadores não são tão bons assim, vejamos:

Flyer do Evento

Análises 2019: Aumentou o ticket médio, porém reduziu o fluxo de clientes nas lojas Custo de matéria prima subiu bastante, por isso os preços, principalmente do Pão Francês, estão altos Volume de venda de pão francês caindo nas padarias. Consumo de trigo se mantém estável Consumo de farinha de trigo para pão francês subiu Alguém está vendendo pão, e não é a Padaria.

Desafios: Vender + itens para cada cliente Atrair os clientes, já que existem muitos canais de venda concorrentes Ser escolhido pelo cliente em detrimento aos outros canais de venda Experiência adquirida não é garantia de continuidade, veja o caso do atacado crescendo enquanto a Makro decide sair do Brasil.

Cenário: Existem uma mudança de comportamento do consumidor, atacarejo é uma ameaça para redução de fluxo de clientes na padaria. Redes de padaria se expandindo Indústria de congelados consolidada Disrupções a caminho Cliente vai 14x no mês na padaria, por isso precisa ver novidades. Média de venda por funcionário R$9270,00 Média de venda por m2 R$2750,00 Permanecerão as padarias que tiverem produtos e atendimento diferenciados.

Ações necessárias: Sempre ter produto fresco, pois saindo do forno vende mais Focar no sabor dos produtos, ter linha de produtos saudáveis, promover prazer na alimentação, padronização dos produtos, qualidade, agregar serviços e melhorar os serviços atuais. Fora disso, é brigar por preço Diferenciar, veja o exemplo da cerveja artesanal, qualidade, sabor e nova experiência permitem vender com + valor agregado. Gestão excelente de pessoas, produtos, atendimento com diferencial, custos, operação Planejamento, definição de papéis de cada um na equipe, descrever tarefas, organização, capacitação, definição de objetivos, personalização de produtos, evolução nas técnicas de produção, renovar mix de produtos. Equipe precisa conhecer os produtos


Promoções “arrasa quarteirão” como ferramenta provocadora de venda. Uso de Delivery e e-comerce Planejar degustação na loja Produtos de fabricação própria que vendem menos de 3kg dia, são críticos e precisam ser revistos no mix, talvez cortar ou definir dias específicos para produção, controlar perdas com + rigor 6% dos produtos tem forte imagem de preço, são os ativadores de venda, para esses produtos o preço de venda não pode ultrapassar 10% acima do preço das lojas abastecedoras como supermercados Fazer reengenharia nos horários da equipe, fugindo do tradicional 02 turnos, adaptando de acordo com o fluxo de clientes na loja.

Eu acrescento: Como se diferenciar como canal de venda? Usando tecnologia, humanologia, promovendo conforto e boa experiência de compra. Ser capaz de entregar solução de problemas ao cliente Acompanhar indicadores e saber interpretar indicadores Uso de mídias digitais Padarias vão continuar existindo, porém em um novo espaço dentro do cenário varejista Saber perguntar ao cliente o que ele quer e traduzir em o que ele precisa Ensinar a equipe a utilizar técnicas de venda Desenvolver liderança.

Por Márcio Goulart Jr.

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