Aproveite o período para potencializar os lucros do seu estabelecimento
Como aproveitar a chegada do Carnaval para vender mais em seu negócio?
A chegada dos feriados e datas comemorativas costuma ser um momento bastante desafiador para o comércio. É bem provável que suas vendas aumentem organicamente em algumas dessas datas. Com a proximidade com o carnaval é necessário se preparar e estar atento para não perder nenhuma oportunidade de alavancar as vendas.
Um ditado muito conhecido no Brasil é de que o ano só se inicia depois do carnaval, mas isso não pode ser uma realidade para o seu negócio. Se você possui uma padaria (por exemplo) e sabe que no início do ano há uma quantidade considerável de impostos a pagar e que as vendas neste período podem afetar o faturamento do ano inteiro é necessário se planejar. Após 2 anos de festividades canceladas devido a pandemia de Covid-19 a previsão é de que este tenha grande participação e turismo. E é por esses e outros motivos que este feriado de 2023 é uma grande oportunidade para o seu negócio.
Nesse artigo, nós elencamos 3 passos que podem ajudar a aumentar seus lucros com a folia:
1- não feche sua loja
Um dos erros que você não pode cometer na sua empresa é pausar as atividades durante o Carnaval. Antigamente em muitos lugares no Brasil, esse período fazia com que muitas cidades se tornassem praticamente desertas. Isso porque muitas pessoas aproveitavam o momento para viajar e aqueles que não viajavam usavam esse momento para descanso. Mas o cenário mudou e atualmente muitas cidades começaram a atrair turistas com a programação de seus blocos. Alguns comerciantes ainda veem no carnaval uma oportunidade para uma pausa, porém acabam deixando de vender, prejudicando os seus indicadores de desempenho. Hoje em dia, o carnaval é um momento na qual as pessoas saem às ruas e não param para almoçar, mas buscam normalmente um lanche rápido e bebidas. Portanto, essa é uma oportunidade imperdível para as padarias e lanchonetes, e a sua não pode ficar de fora! Fique atento também no funcionamento do comércio na sua cidade, para planejar com antecedência a escala de funcionários e horários.
2- treine sua equipe
É muito importante que toda a equipe esteja bem treinada e preparada para participar das ações no carnaval, desde o setor de vendas até o caixa. Isso para que conheçam os detalhes dos produtos, programação, horários e as promoções ofertadas. É importante que todos realizem suas tarefas com agilidade e atenção, principalmente devido ao aumento da quantidade de pedidos, clientes e inclusive, tentativas de furtos que podem vir a acontecer no seu estabelecimento. Como o movimento pode aumentar, o trabalho se torna frenético e a falta de organização traz estresse aos funcionários e clientes. Tudo isso pode ser bem administrado com o treinamento dos seus colaboradores, evitando perdas, prejuízos e dor de cabeça para seu comércio.
3- boa comunicação
A falta de uma divulgação eficaz impede com que suas ações nesse período sejam conhecidas. Nesse momento, o marketing é importante para atrair e conquistar novos clientes e também quebrar a rotina, mostrando que a empresa pode oferecer mais do que apenas os produtos do dia a dia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), só no ano passado existiam mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil. Não apenas no Carnaval, mas sempre, é preciso buscar formas de se destacar e mostrar o seu diferencial frente a um mercado que cresce todos os anos. Por isso é muito importante que a divulgação das suas ações e promoções seja bem planejada, feita com foco no seu cliente e no tempo certo. Além disso, seja criativo e pense na decoração, playlist, novos produtos, cursos, etc. Tudo isso para envolver o cliente e fazer com que ele tenha uma boa experiência relacionada a sua marca.
Estas são apenas algumas dicas do que deve ser evitado nesse período. Para combater esses e outros problemas que podem surgir, a única solução é fazer um bom planejamento estratégico para que as chances de faturamento e lucros sejam bem maiores no resultado anual. É importante, por exemplo, selecionar os itens de maior rentabilidade para atrair clientes, os de menor giro para participarem de ações, registrar itens promocionais no sistema de caixa e convocar os clientes para aproveitarem o período festivo. Além disso, é fundamental que após o evento, seja calculada a quantidade de vendas dos produtos e verifique o lucro obtido para compará-lo com os períodos normais. A partir desta avaliação, será possível melhorar a estratégia para futuros festivais e estipular novos posicionamentos para cada produto.
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O que achou das três dicas? Você concorda?
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Ana Luiza
Marketing
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